- Ano: 2022
Descrição enviada pela equipe de projeto. Semiramis é uma instalação arquitetônica projetada com inteligência artificial que foi construída em 2022 na entrada de um novo Tech Cluster Zug, na Suíça. Como um prenúncio da colaboração cada vez mais estreita entre máquinas e humanos, ela tem como objetivo ir além dos programas urbanos usuais e se elevar como um habitat urbano vertical reservado para plantas e pequenos animais locais. Ao permanecer entre o artificial e o natural, Semiramis foi estabelecida por meio de uma série de sinergias e projetos de pesquisa nos campos do design computacional interativo, aprendizado e fabricação digital. Em um nível formal, a estrutura tem 22,5 metros de altura sem vegetação e é composta por cinco cápsulas de madeira amorfas sustentadas por oito finos pilares de aço.
Design e fabricação. Graças à um método de design digital exclusivo criado por nossa disciplina em colaboração com o Centro Suíço de Ciência de Dados, a equipe pôde extrapolar interativamente as variações mais eficazes para a composição espacial de Semiramis. Os critérios de desempenho foram baseados em parâmetros como sombreamento, proteção contra chuva e superfície cultivável.
Paralelamente, graças à cooperação com o Laboratório de Robótica Computacional, desenvolvemos uma ferramenta personalizada que nos permitiu otimizar a forma das cápsulas individuais controlando interativamente sua geometria complexa, levando em consideração parâmetros relevantes de material e fabricação. Por exemplo, manter os painéis individuais planos e respeitar a faixa possível de seus tamanhos individuais, ao mesmo tempo em que melhora a capacidade de carga estrutural.
Por fim, as placas de madeira laminada cruzada são montadas por robôs em um procedimento inovador criado pela Gramazio Kohler Research, ETH Zurich, em conjunto com a TS3 e a Disciplina de Estruturas de Madeira na ETH Zurich. Esse processo permite a colagem das juntas de madeira, tornando possível a produção de grandes estruturas complexas dobradas.
A montagem robótica de Semiramis também representará um marco na história da Gramazio Kohler Research. Na verdade, pela primeira vez no Laboratório de Fabricação Robótica da ETH Zurich, quatro robôs trabalharão simultaneamente em um processo de fabricação aditiva inédito. Nossa equipe colaborou de perto com a Intrinsic, construindo integrações entre sua tecnologia de planejamento robótico e o COMPAS FAB, nosso pacote de fabricação robótica de código aberto.
Perguntas sobre a natureza. O conceito de paisagismo vertical dentro das cápsulas foi idealizado e implementado pela Müller Illien Landscape Architects Gmbh. A natureza terá a chance de crescer sem ser perturbada: as pessoas não podem acessar as cápsulas. Nossa única chance de admirar o novo ecossistema vivo e em transformação é como anfitriões e transeuntes. Por enquanto, apenas de baixo, e no futuro, também dos prédios que surgirão ao redor. Semiramis é uma precursora na nova área urbana do Tech Cluster Zug, pois os prédios adjacentes serão construídos nos anos e décadas subsequentes.
Além de ser uma instalação que deseja questionar e refletir sobre nossa complexa relação com a natureza, Semiramis fornecerá um refúgio e local de encontro sob suas superfícies para os trabalhadores e habitantes desta área de Zug. Graças à sua densificação verde, que é regulada por meio de um sistema de irrigação centralizado, a luz será filtrada e criará diversos graus de sombra no solo, oferecendo um microclima confortável nos meses mais quentes do ano.